sexta-feira, 4 de junho de 2010

Designers gráficos criticam o logo da Copa 2014

Profissionais devem adotar posição conjunta sobre a escolha da Fifa

Durante todo o dia de ontem, vários leitores do Portal 2014 manifestaram sua decepção com a marca escolhida pela Fifa para a Copa do Brasil. Além de críticas sobre o logotipo, restam dúvidas sobre o processo de escolha, envolto em grande "mistério": Até agora, por exemplo, não se sabe quem são seus autores, ou mesmo se seriam brasileiros ou não. Sobram ressalvas também quanto ao critério da entidade para escolha dos "notáveis" que julgaram os trabalhos (ver matéria).







"Um ato de vergonha"


O renomado designer Alexandre Wollner, um dos precursores do design moderno brasileiro, criador de logotipos que se tornaram ícones da cultura visual do país, como os das empresas Itaú, Philco e Hering (ver entrevista no Portal 2014), resumiu em uma palavra seu espanto com o logo: "É lamentável".






Wollner fez a seguinte análise do logo: "Em cores, parece uma cara coberta pela mão num ato de vergonha; horrível. Não é uma marca, é uma ilustração de um artigo "a vergonha do brasil" (de ter perdido o campeonato)! Os 'notáveis' devem ter comparado com outros desenhos de baixo nível". E finaliza, surpreso: "Mas afinal, quem participou do concurso?! Teve concurso?". Wollner ainda manda um recado aos 'notáveis", para que imitem o ato de vergonha por terem escolhido este desenho.






Entre os designers brasileiros, o caso gerou decepção e polêmica, já que havia um acordo entre a ADG (Associação dos Designers Gráficos do Brasil) e a Fifa para que o processo de definição das marcas da Copa de 2014 fossem coordenadas pela entidade brasileira. Os profissionais da área decidiram reunir-se para tirar uma posição conjunta da classe. Não percam o próximo capítulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário