quinta-feira, 12 de maio de 2011

#ORGULHODESERNORDESTINO

Estava navegando pelo Twitter e reparei uma Rashtag la no topo. #orgulodesernordestino , então fui pesquisar o porque disto e encontro uma abestalhada que porque o Flamengo perdeu ficou incitando preconceito conosco e nos chingando.
A garota/idiota chamada Amanda Régis (@_AmandaRegis) escreveu: "esses nordestinos pardos, bugres, indios acham que tem moral, cambada de feios. Não é atoa que não gosto desse tipo de raça".


Incrivel como isto de racismo/preconceito ainda não teve Fim!!!!!!!!!! Por isso o Brasil não cresce..... Por causa de mentes pequenas e atrofiadas como esta...


E nas minhas andanças pela rashtag eu encontrei este texto com o Título Calem a Boca Nordestinos... Comentem e me digam se vocês concordam com o que tem nele ;)

Os nordestinos devem ficar quietos! Cale a boca, povo do Nordeste! Que coisas boas vocês têm pra oferecer ao resto do país? Ou vocês pensam que são os bons só porque deram à literatura brasileira nomes como o do alagoano Graciliano Ramos, dos paraibanos José Lins do Rego e Ariano Suassuna, dos pernambucanos João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, ou então dos cearenses José de Alencar e a maravilhosa Rachel de Queiroz?
Só porque o Maranhão nos deu Gonçalves Dias, Aluisio Azevedo, Arthur Azevedo, Ferreira Gullar, José Louzeiro e Josué Montello, e o Ceará nos presenteou com José de Alencar e Patativa do Assaré e a Bahia em seus encantos nos deu como herança Jorge Amado, vocês pensam que podem tudo?
Isso sem falar no humor brasileiro, de quem sugamos de vocês os talentos do genial Chico Anysio, do eterno trapalhão Renato Aragão, de Tom Cavalcante e até mesmo do palhaço Tiririca, que foi eleito o deputado federal mais votado pelos… pasmem… PAULISTAS!!!
E já que está na moda o cinema brasileiro, ainda poderia falar de atores como os cearenses José Wilker, Luiza Tomé, Milton Moraes e Emiliano Queiróz, o inesquecível Dirceu Borboleta, ou ainda do paraibano José Dumont ou de Marco Nanini, pernambucano. Ah! E ainda os baianos Lázaro Ramos e Wagner Moura, que será eternizado pelo “carioca” Capitão Nascimento, de Tropa de Elite, 1 e 2.

Música? Não, vocês nordestinos não poderiam ter coisa boa a nos oferecer, povo analfabeto e sem cultura… Ou pensam que teremos que aceitar vocês por causa da aterradora simplicidade e majestade de Luiz Gonzaga, o rei do baião? Ou das lindas canções de Nando Cordel e dos seus conterrâneos pernambucanos Alceu Valença, Dominguinhos, Geraldo Azevedo e Lenine? Isso sem falar nos paraibanos Zé e Elba Ramalho e do cearense Fagner… E Não poderia deixar de lembrar também da genial família Caymmi e suas melodias doces e baianas a embalar dias e noites repletas de poesia…

Ah! Nordestinos…
Além de tudo isso, vocês ainda resistiram à escravatura? E foi daí que nasceu o mais famoso quilombo, símbolo da resistência dos negros á força opressora do branco que sabe o que é melhor para o nosso país? Por que vocês foram nos dar Zumbi dos Palmares? Só para marcar mais um ponto na sofrida e linda história do seu povo?
Um conselho, pobres nordestinos. Vocês deveriam aprender conosco, povo civilizado do sul e sudeste do Brasil. Nós, sim, temos coisas boas a lhes ensinar.
Por que não aprendem conosco os batidões do funk carioca? Deveriam aprender e ver as suas meninas dançarem até o chão, sendo carinhosamente chamadas de “cachorras”. Além disso, deveriam aprender também muito da poesia estética e musical de Tati Quebra-Barraco, Latino e Kelly Key. Sim, porque melhor que a asa branca bater asas e voar, é ter festa no apê e rolar bundalelê!
Por que não aprendem do pagode gostoso de Netinho de Paula? E ainda poderiam levar suas meninas para “um dia de princesa” (se não apanharem no caminho)! Ou então o rock melódico e poético de Supla! Vocês adorariam!!!
Mas se não quiserem, podemos pedir ao pessoal aqui do lado, do Mato Grosso do Sul, que lhes exporte o sertanejo universitário… coisa da melhor qualidade!
Ah! E sem falar numa coisa que vocês tem que aprender conosco, povo civilizado, branco e intelectualizado: explorar bem o trabalho infantil! Vocês não sabem, mas na verdade não está em jogo se é ou não trabalho infantil (isso pouco vale pra justiça), o que importa mesmo é o QUANTO esse trabalho infantil vai render.
Ou vocês não perceberam ainda que suas crianças não podem trabalhar nas plantações, nas roças, etc. porque isso as afasta da escola e é um trabalho horroroso e sujo, mas na verdade, é porque ganha pouco. Bom mesmo é a menina deixar de estudar pra ser modelo e sustentar os pais, ou ser atriz mirim ou cantora e ter a sua vida totalmente modificada, mesmo que não tenha estrutura psicológica pra isso… mas o que importa mesmo é que vão encher o bolso e nunca precisarão de Bolsa-família, daí, é fácil criticar quem precisa!

Minha mensagem então é essa: – Calem a boca, nordestinos!

Calem a boca, porque vocês não precisam se rebaixar e tentar responder a tantos absurdos de gente que não entende o que é, mesmo sendo abandonado por tantos anos pelo próprio país, vocês tirarem tanta beleza e poesia das mãos calejadas e das peles ressecadas de sol a sol.

Calem a boca, e deixem quem não tem nada pra dizer jogar suas palavras ao vento. Não deixem que isso os tire de sua posição majestosa na construção desse povo maravilhoso, de tantas cores, sotaques, religiões e gentes.

Calem a boca, porque a história desse país responderá por si mesma a importância e a contribuição que vocês nos legaram, seja na literatura, na música, nas artes cênicas ou em quaisquer situações em que a força do seu povo falou mais alto e fez valer a máxima do escritor: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte!”

Que o Deus de todos os povos, raças, tribos e nações, os abençoe, queridos irmãos nordestinos!


Texto Por José Barbosa Junior (carioca)

5 comentários:

  1. eu sei que sou de uma raça... a raça HUMANA!
    e acredito que a única raça que existe é essa.

    Realmente, que pena ainda ter pessoas que pensam assim, acho isso um absurdo!
    Enquanto estes, quiserem "excluir" o Nordeste, o Brasil não anda, não mesmo!
    As pessoas poderiam se conscietizarem disso.. -.-'

    muito bom o texto do "calem a boca Nordestinos" =D

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto !!!! è isso mesmo nossa história demonstra o nosso valor!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. BOA! ESQUECERAM DE CITAR O TÃO AMADO LULA QUE TANTO CONTRIBUIU PARA O BRASIL...
    O AUTOR TAMBÉM ESQUECEU DE FALAR O QUANTO DEUS NOS AMA INDEPENDENTEMENTE DAS NOSSAS ORIGENS. ALELUIA! SEU AMOR AINDA É O MESMO E NUNCA MUDARÁ!

    LETÍCIA OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  4. Cara, na minha opinião nós somos todos iguais.

    Todos somos ignorantes, somos preconceituosos.

    Até mesmo os "santinhos de igreja" tem seu preconceito, todos querem acabar com a outra religião, "A a minha é melhor..." "a minha não tem isso" . Todos nós temos preconceito.

    O único erro dessa pessoa foi expor seu preconceito em público. Mesmo assim é uma opinião dela, não vejo nada de mais em uma pessoa ter uma opinião, mesmo que seja racista ou xenofóbica como é o caso.
    O crime dela foi ser bocudA. rs

    Eu tenho meus preconceitos, infelizmente sou um ser humano imperfeito, visto que a perfeição não existe. Eu sou negro, tenho orgulho disso.

    Não acho que a partir do momento que ela falou isso no twitter dela pessoal, esteja cometendo algum crime, acho que as pessoas não deveriam se sentir ofendidas pelas palavras dos outros, ainda mais pelas palavras de uma pessoa que estava revoltada com uma certo situação.

    Olha, a partir do momento em que ninguém está batendo em ninguém ou etc. Não vejo crime nenhum, nem motivos para bagunça.

    é claro que nós humanos somos um povo estranho, nós LEMOS e ENTENDEMOS aquilo que queremos, como queremos.

    Eu sou negro, e acho que as pessoas tem direito de não gostar de mim ou não se sentir bem perto de mim. Não acho que isso seja crime, Assim como eu tenho o direito de não gostar de algumas pessoas só para olhar. A partir do momento que minha cor, me impede de receber socorro médico ou eu sou maltratado por isso, bom aí temos um problema, aí temos racismo ou outra coisas que as pessoas chamam por aí.

    Acho que todos nós temos preconceito, acho que isso faz parte do ser humano, infelizmente pela forma que crescemos, no mundo em que crescemos.

    well.... see you guys later.

    ResponderExcluir
  5. Isso mostra o quanto existem pessoas que se acham ser tão inteligentes e esquece de ver a realidade.
    O nordeste hoje cresce mais que o sul e o sudeste, só Pernambuco tem um crescimento parecido com o da china, esquecem também que em Pernambuco tem uns dos maiores pólos de tecnologia do pais, referência mundial .

    Em relação a musica, somos músicos completos, La eles tem mídia, e isso faz toda a diferença
    Quero saber qual grupo, banda ou cantor solo é tão superior os nossos?
    Kelly Key? netinho de Paula? Aff sem comentários .
    Em relação a cultura temos um acervo temos historia, somos um povo forte
    Graça a nós nordestinos, o pessoal do sudeste tem seus impérios.
    Hoje somos a diferença no pais elegemos um presidente, temos poder pra ditar o que virá
    Já se foi o tempo dos coitadinhos , isso é coisa de quem nunca saiu do bairro onde mora, é mau amada e outras coisas mais.

    ResponderExcluir